Pesquisar este blog

sábado, 4 de janeiro de 2014

O QUE APRENDI COM O ANO DE 2013




O que aprendi com 2013...


O primeiro aprendizado  é que “13” definitivamente não é o meu número da sorte, ou será que é?!?!?! (rs).

Aprendi com esse ano que passou muitas coisas!

Não que nos anos anteriores não tenha aprendido, mas 2013  significou o ano da limpeza, retirada definitiva de alguns “véus” que insistiam permanecer.

O ano começou , e como tantos outros em 2013 fiz planos, estabeleci metas, sonhei alto como de costume. Recarreguei as baterias em 100% e então ... BEM VINDO 2013! O ano foi se movimentando, e eu dando para ele um ritmo alucinante (quem me conhece sabe bem do que estou falando).

O primeiro grande movimento, foi a difícil decisão de morar sozinha. Sim, foram dias de angustia entre a decisão e a mudança. O que eu aprendi? Ah, eu aprendi que é preciso ter coragem para “bancar” os desejos e que nem sempre entenderão minhas escolhas (na verdade nem sei se alguém deve entender algo que pertence somente a mim). Muitas vezes alguns buracos são feitos nas relações para que o desejo particular seja estabelecido. Se a vontade existe, siga em frente! Aprendi que as vontades batem a porta pois precisam ser alimentadas. As vezes a gente erra a mão e alimenta a vontade "errada",  mas lembre-se: sempre é tempo de recomeçar!

Morando sozinha me dei conta de que sei cozinhar!  Aprendi a utilidade do leite em pó, café solúvel, congelar alimentos e tantas outras utilidades para quem vive só. Aprendi a mergulhar no silencio da minha casa e ouvir o barulho que habitava a minha alma e que misturados a tantos outros barulhos me recusava a escutar com os olhos do coração, e isso me fez começar a refletir.

Aprendi que ao morar sozinha, se tem todo o espaço que se quer, mas se algo de ruim lhe acontecer e por alguma razão não conseguir chegar em casa, ninguém nunca saberá que não chegou.  E esse foi o segundo grande aprendizado de 2013! Aprendi que não sou de ferro, sou de carne e osso e osso quebra feio se dormir ao volante e bater contra o poste.

Em maio, foram muitos aprendizados! Alguns minha alma agarrou e fazem parte do meu DNA, outros ainda estão em processo e sei que no momento certo deixarão de ser apenas teoria para agregar aprendizado real.  

Eu aprendi que tenho muitos amigos e que cada um tem um papel em minha vida. Amigos que estarão compartilhando a pior fase da vida, amigos que lhe oferecerão o ombro para chorar, amigos que acreditarão em você mesmo quando você mesmo não acredita mais. Amigos que vão dizer: “ – Conte comigo!” e você terá a certeza de que pode contar. Amigos que vão dizer: “ – Conte comigo!” e você terá a certeza que faz parte apenas de um vocabulário educado e de boas praticas e mesmo assim perceberá que ainda são amigos, pois o ato de ser/ter amigo  constitui um papel em nossa vida. Cada amigo tem o seu papel, alguns estarão presentes apenas para sorrir e outros estarão presentes para sorrir e para chorar. E foi então quando entendi a função da amizade!

Nesse momento, aprendi que não sou uma ilha e é totalmente necessário ter pessoas por perto. Pessoas que te farão sorrir, pessoas que te farão chorar! Sim, chorar, por que não?! Confesso que raras foram as vezes que aprendi algo sorrindo! 

Alguns aprendizados importantes dessa fase quebrada: ir ao banheiro sozinha é muito prazeroso, conseguir lavar os cabelos com as duas mãos nem se fala. Alias tomar banho de pé é incrível, ou melhor ANDAR COM AS PROPRIAS PERNAS é mágico!

Sabe aquela conversa que já ouvimos muito : “ - a vida não vai parar para te esperar”, sim essa frase é verdadeira, e a vida não PARA, ela passa POR CIMA! Portanto, eu aprendi que NADA deve me parar se o MEU DESEJO é de prosseguir! E foi assim que continuei caminhando! Sou de carne e osso, mas sou “cascuda”, sei o que eu quero e sei também onde desejo chegar! Se a vida não PARA, EU TAMBEM NÃO!

Foi assim que aprendi que sou forte, e que as limitações só existem para quem deseja estar limitado. Esse não é o meu desejo! Quero sorrir, quero ser feliz,  quero amar, quero ser amada, quero ter sucesso, desejo ajudar as pessoas, que ro evoluir espiritualmente, desejo ser melhor para mim e para o mundo. Quero tantas coisas...

Já que tenho muitos desejos, em 2013 aprendi o poder da palavra “não”  e da palavra “limite”. Com isso decisões foram necessárias, e alguns sonhos e prazeres adiados. Confesso que adiar sonhos já estabelecidos e concretizados não é nenhum pouco fácil, sinto o pedaço de mim faltar, porém percebo a força de querer concretizar novamente e tornar o sonho ainda maior do que era! Aprendi algo bem sério sobre minha personalidade: - Tudo que é difícil me deixa em um estado louco de euforia x prazer x teimosia, kkkkkkk (ri alto aqui! Deve ser por isso que ainda insisto em algumas coisas, ou insisti por algum tempo).

Mesmo aprendendo tanto ao longo de 2013, a alma ainda gritava! A alma pedia paz, alivio, tranquilidade, serenidade, alegria, amor, perdão! Foi então que ouvindo este grito,  apareceram pessoas certas no meu caminho. Pessoas que me ensinaram o quanto respirar pode operar milagres para a alma, para o corpo, para a mente e principalmente para o coração. E desde então minha alma esta aprendendo a sorrir, a agradecer, a cuidar, a perdoar, a relevar, a tolerar, a ouvir.

E assim eu continuo,  respirando ...

De fato em 2013, aprendi, senti, me ressenti, chorei, gritei, celebrei, agradeci, pensei, parei, continuei, ajudei... e tantas outras coisas! E o importante afirmar é que 2013 só não foi um ano como todos os outros anos pois eu pedi, eu pedi MUDANÇAS e a vida abriu o seu espetáculo, me dando cenas cotidianas para que eu pudesse abrir por dentro o que estava trancado e eu mesma não queria mais trancar.

2013 foi diferente, mas algo JAMAIS deixarei de AFIRMAR:

FOI EXATAMENTE COMO EU PROJETEI PARA QUE ELE FOSSE, CHEIO DE VIDA E CONSCIENCIA! Foi um ano sentido, vivido, experimentado.

Eu agradeço por isso, agradeço por cada amigo (eles sabem quem são) que estiveram esse ano LITERALMENTE segurando a minha mão. A minha família que mesmo diante de seus dramas, JAMAIS deixaram de estar comigo. A minha profissão e ao meu trabalho, que hoje são o espelho mais real de como posso ser  melhor e de COMO JA SOU MUITO MELHOR! Agradeço a espiritualidade que esteve comigo O TEMPO TODO me trazendo aceitação e paciencia.

Para 2014?

Nada de planos, nem metas! Deixarei que a vida se encarregue de me levar onde devo estar e ser quem eu devo ser.

EU CONFIO!

Que as melhores energias nos acompanhem e nos guie nesse novo ano!

Amem!

Com todo meu carinho e respeito


BRENDA DONATO

Um comentário:

  1. Lição de vida flor!

    Comigo, foi muito parecido, muitas mudanças e aprendizados que jamais imaginaria!

    Saudade
    Beijos Cosmopolenses pra você!

    ResponderExcluir